terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

faça sua p.Arte - Apresentação e 1º ação


 


Apresentação
O Projeto faça sua p.Arte visa, através de exercícios, estimular criatividade, senso critico, responsabilidade social e com o compartilhamento de técnicas, processos e idéias, sugerir formas de se criar intervenções urbanas que visam melhorar e questionar o ambiente com sua própria linguagem.
Tendo como base técnicas de Arte deGuerrilha e Guerrilha Verde, estas melhorias não estão apenas presentes no simples fato de se deixar uma mensagem engraçada ou que faça o publico pensar, mas também em ações sociais e ecológicas.

Objetivo
Melhorar visual e culturalmente o ambiente em que vivemos criando um meio mais propicio para conexão ser humano x natureza e abrir os olhos do público para a responsabilidade social e o desperdício de espaços públicos.

Plano de Ação
Será postado através do BLOG - Coreto Coletivo toda terça feira uma matéria sobre Arte de Guerrilha e Guerrilha Verde, sendo uma semana para inspiração e sugestões de tarefas e outra para registro dos resultados, podendo haver um maior intervalo de acordo com a tarefa sugerida.

Aqueles que executarem as tarefas podem nos enviar os registros e relatos através do contato do BLOG ou do Facebook do projeto. Este material será divulgado através destes canais e ficaram disponíveis para inspirar novas ações e mostrar os resultados e impactos das ações. Curtindo a pagina do Projeto faça sua p.Arte, você pode ficar por dentro das ações que estão sendo feitas, alem de ter sempre algum material complementar para atiçar as idéias.


Primeira Ação - Seed Bombing
O termo "granada semente" ou "bomba de semente" foi usado pela primeira vez por Liz Christy, em 1973, com o inicio da Guerrilha Verde. As granadas de sementes eram feitas de camisinhas ou balões cheios de sementes de flores nativas, água e fertilizantes. Elas eram jogadas sobre cercas em terrenos baldios na cidade de Nova York, a fim de tornar os bairros mais bonitos. Foi o início do movimento de Jardinagem de Guerrilha ou Guerrilha Verde.

Bombas de Sementes são realmente uma ótima maneira de germinar sementes, especialmente em grande escala ou em solos pobres. Usando bolas de um solo rico damos as sementes uma vantagem e reduzimos a necessidade de fertilizantes químicos, tornando praticamente qualquer ambiente propicio para o plantio.

Como fazer suas Bombas de Sementes



Ingredientes:
  • Argila em pó
  • Composto orgânico
  • Sementes de sua escolha.

Preparo: 
Para cada 5 partes de argila, deve-se misturar duas de composto orgânico e uma de sementes. Mitsture oss ingredientes e adicione água aos poucos até a mistura ficar homogênea. Por fim, basta apertar bem a massa que se formou, molda-la em pequenas bolinhas e deixar secar no sol por algumas horas até que a argila endureça.


Dicas: 
Use sempre sementes de plantas típicas de sua região.
Você pode usar no lugar da argila, papel reciclado e sementes.
Este vídeo tem um passo a passo bem legal de como fazer as Bombas de sementes.


Agora é mãos a obra guerrilheiros! E não deixem de registrar suas ações com fotos, vídeos, desenhos, poesia, origami ou qualquer outro meio que ache conveniente.

Um comentário:

  1. Olá! Somos o coletivo Imprestáveis! Queremos convidar vocês a conhecerem nosso blog!

    Valeu!

    ResponderExcluir